Informativo
18
Mar
2024
Impacto da Dengue na Economia Brasileira

Impacto da Dengue na Economia Brasileira

Recentemente, o Brasil alcançou um número alarmante: mais de 1,3 milhão de casos de dengue foram registrados. E isso não é tudo - o número de trabalhadores afastados devido à doença está causando um grande impacto em diversos setores, inclusive na entrega de mercadorias.

Um exemplo disso é uma indústria de vidros em Goiânia, onde as máquinas precisaram ser temporariamente paradas devido ao afastamento de funcionários com dengue. Liliane de Melo, técnica de segurança do trabalho, relata: "A produção diminui, pois não temos mão de obra para substituir. Isso tem prejudicado nossos clientes finais, que não recebem as mercadorias no prazo."

E não para por aí. Uma indústria de aço e plástico em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve que mandar para casa 20% de seus funcionários por causa da dengue.

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) analisou o impacto desses afastamentos na economia do país. Com base nos dados do Ministério da Saúde, que estimou mais de quatro milhões de casos de Dengue, Zika e Chikungunya neste ano, a FIEMG descobriu que 60% desses possíveis infectados estão na população economicamente ativa.

O levantamento considerou as perdas para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, somadas aos custos dos tratamentos médicos. O impacto total ultrapassou os R$ 20 bilhões, sendo R$ 5,2 bilhões apenas com os afastamentos dos trabalhadores.

Fica claro que a dengue não afeta apenas a saúde, mas também a economia do país. É importante tomarmos medidas preventivas para combater a propagação da doença e garantir o bom funcionamento de diversos setores.

Segue abaixo algumas medidas simples que podem ajudar a prevenir a propagação da dengue e proteger a saúde da comunidade.

Eliminar Áreas de Reprodução: Remova recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, garrafas, latas e pratos de plantas. A água parada é onde os mosquitos da dengue depositam seus ovos.

Manter Recipientes Fechados: Mantenha recipientes de água, como caixas d'água, bem fechados para evitar a entrada de mosquitos.

Utilizar Telas Mosqueteiras: Instale telas mosqueteiras em janelas e portas para impedir a entrada dos mosquitos em casa.

Usar Repelentes: Use repelentes de mosquitos na pele exposta, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos estão mais ativos.

Usar Roupas Adequadas: Vista roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças compridas e camisas de manga comprida, para reduzir a exposição aos mosquitos.

Limpar Calhas: Mantenha as calhas limpas e desobstruídas para evitar o acúmulo de água parada.

Evitar o Acúmulo de Água em Plantas: Evite o acúmulo de água em pratos de plantas, trocando a água regularmente ou utilizando areia para cobrir a superfície do prato.

Colaborar com Campanhas de Limpeza: Participe de campanhas de limpeza da sua comunidade para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.

ACMED Clinica

Comente essa publicação

Fale agora